Parceiro:
 





MAPA
CEPLAC
ANVISA
SEBRAE
CARTÃO BNDES
BNDES
PRONAF
EMBRAPA

Vídeos & Livros:

CPT
EMBRAPA

 


Produção de Polpa de Fruta Congelada por Prensagem

1. Recepção
Na recepção as frutas devem ser pesadas, e selecionadas quanto ao seu ponto de maturação. Frutas sem condição de despolpamento devem ser dispensadas neste momento.

Equipamento necessário:
Caixas plásticas, disponíveis no mercado.

2. Lavagem
Deve ser feita em duas etapas:

Banho por imersão, é a etapa da lavagem onde os frutos são submetidos à imersão em água com elevadas concentrações de cloro, por determinado tempo. As concentrações de cloro variam de 10 a 70 ppm, e o tempo de imersão de 20 a 30 minutos. Frutas que são colhidas, ao invés de catadas no chão, e que as incrustrações em sua superfície são leves, teriam baixas concentrações com um tempo reduzido. Em contra partida, frutas em condições de recepção muito ruins, teriam máximas concentrações de cloro, por tempos maiores.

Equipamento necessário:
Conjunto de Tanque e Cesto
Tanque: 500 x 500 mm
Cesto: 470 x 480 mm
Capacidade: 80 l Peso: 17 Kg

Aspersão (ou jateamento de água), é a etapa da lavagem para remoção das impurezas remanescentes, além da retirada do excesso de cloro. Este banho deve ser feito com água tratada ( 5 a 1 0 ppm). Através de bicos atomizadores, é pulverizada água tratada em quantidades ideais, retirando o excesso de cloro da lavagem anterior, sem desperdícios de água.

Equipamento necessário:
Mesa para Aspersão *
Comprimento: 1.700 mm
Largura: 900 mm
Altura: 1.500 mm
Peso: 59 Kg

*Esta mesa acompanha bomba centrífuga, capacidade de 1/3 CV.

3. Seleção
Após a operação de lavagem, a seleção é uma etapa muito importante, pois é ela a responsável pela classificação final da fruta que será processada. Nesta seção as frutas são expostas sobre mesas ou es
teiras apropriadas, onde são avaliadas quanto à maturação, firmeza, machucaduras, defeitos causados por fungos, roedores e insetos. São retiradas todas as frutas que venham comprometer a qualidade do produto final.

Equipamento necessário:
Mesa de Seleção:
Comprimento: 2.000 mm
Largura: 1.000 mm
Altura: 800 mm
100% inox

4. Preparo
Alguns frutos exigem uma preparação prévia ao despolpamento (descasque, retirada de talos, retirada de sementes). A mesa de preparo construída em aço inoxidável pela Itametal, atende às normas do Ministério da Agricultura, além de permitir o preparo dos frutos de forma cômoda. Após o preparo, os frutos são levados ao despolpamento ou prensagem.

Equipamento necessário:
Mesa de Preparo
Comprimento: 2.000 mm
Largura: 1.000 mm
Altura: 800 mm
100% inox

5. Prensagem
Os frutos são prensados através de sistema de rosca sem fim, contra peneira cônica com furos de 0,8 mm, obtendo-se então polpa já refinada. Serão prensados
frutos sem caroço, ou frutos com significativa quan tidade de polpa em relação a de sementes (abacaxi e caju, por exemplo). A Prensa Helicoidal Semi-Cônica ACLC é um equipamento ideal para o despolpamento do abacaxi, por vários motivos, dentre os quais destacamos: pequena incorporação de ar à polpa. O abacaxi quando despolpado em processo centrífugo, incorpora ar a sua polpa, em volumes considerados prejudiciais pelo MARA (Secretaria de Defesa Sanitária Agropecuária). Além disso, no processo centrífugo, a quantidade de polpa extraída é aproximadamente metade da extraída na prensa. Enfim, tanto a Despolpadeira bonina 1.0 df e a Prensa ACLC extraem polpa de abacaxi, porém a Prensa apresenta melhor desempenho qualitativo e quantitativo.

Equipamento necessário:
Prensa Helicoidal Semi-Cônica ACLC 100% inox

Prensa: Prensa Helicoidal Semi-Cônica ACLC
Produção em Kg/h 50 à 450
Motor Elétrico 4 CV
Comprimento 1.300 mm
Largura 400 mm
Altura 1.450 mm
Peso 160 Kg
Obs.: Outro tamanho: Prensa média: Produção: 300 Kg aproximadamente.



Mais:
Produção de Polpa de Fruta Congelada
Produção de Polpa de Fruta Congelada por Prensagem
Video Curso
Informações importantes sobre a Indústria de Polpa
Órgãos que possuem técnicos em produtos alimentícios
Identificação de oportunidade